1.Composteira com garrafa pet

Esse projeto tem como intuito confeccionar uma Composteira de garrafa pet por meio da reutilização de objetos recicláveis proporcionando uma vida mais saudável. Ela é uma ótima opção para economizar o lixo domiciliar, aliada a reutilização das garrafas que seriam descartadas, assim fornecendo uma melhor destinação e possibilitando ter uma terra uma terra de compostagem, além de estar livre de agrotóxicos. Dentre outros objetivos, é possível através dessa realização reconhecer as contribuições da composteira domestica para o consumo diário, proporcionar momentos de reflexão sobre a responsabilidade ambiental, realizar montagem da composteira, utilizando pequenos restos de alimentos, perceber as contribuições de uma Composteira no contexto em que se vive e conscientizar a importância da reutilização de objetos recicláveis.

1.1 Materiais

  • 2 Garrafas PET de dois litros (vazias, limpas e com tampa);
  • Tesoura e alicate;
  • Areia fina
  • Terra
  • Cascas de verduras, frutas e legumes (Picadas ou trituradas)
  • Meia de seda

1.2. Métodos

1.2.1 Corte uma das garrafas na parte de baixo para servir como recipiente para armazena o chorume. Da outra garrafa, deve ser desprezada a parte de baixo. Você utilizará a parte de cima de uma garrafa para encaixar na parte de baixo da outra.

1.2.2 Antes de encaixar as duas partes, coloque areia no reservatório do chorume. Isso evita o mau cheiro.

1.2.3 Use um prego aquecido para fazer furinhos na tampa da garrafa que receberá os resíduos. Assim, o líquido escoa facilmente.

1.2.4 Encaixe a parte com a tampa para baixo na outra metade que servirá como reservatório do chorume. Em seguida, coloque uma camada de areia de mais ou menos 7cm (camada clara).

1.2.5 Cubra a areia com terra (camada escura).

1.2.6 É hora de utilizar os restos de alimentos e cascas de vegetais que você guardou. Faça uma camada bem generosa de resíduos orgânicos.

1.2.7 A última camada deve ser de terra.

1.2.8 Regue o conteúdo da composteira com água e faça uma touca com uma meia de náilon para evitar insetos

Nunca deixe o recipiente seco. O chorume resulta da umidificação de todos os ingredientes. Após uma semana, é possível notar que todos os materiais colocados na composteira estão se comprimindo. Duas semanas depois, a massa estará mais reduzida e o recipiente do chorume pode estar cheio. Com o líquido, regue as plantas ou coloque na terra. Serve como um bom fertilizante. Passados 60 dias de compostagem, o adubo estará pronto. Misture com a terra do plantio e veja crescer hortaliças ricas em vitaminas e livres de agrotóxicos.