Resíduos de Construção Civil

A disposição inadequada de resíduos é uma das principais causas da degradação do meio ambiente, com potencial de afetar a qualidade de vida e disponibilidade de recursos naturais. Os resíduos oriundos das atividades da construção civil não são excessão e podem tornar parte deste problema caso não lhes seja dado o correto gerenciamento.

Para orientar estas ações, a Resolução CONAMA n°307, de 05 de julho de 202 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para uma correta gestão. Embasado nesta Resolução, o CONSAB elaborou para os municípios integrantes o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no ano de 2011 quando foi implantado o projeto piloto de britagem e reciclagem de tais resíduos.

Em conclusão, o Equipamento Móvel de Britagem de Resíduos da Construção Civil desde sua fase experimental vem sendo utilizado em rodízio pelos municípios consorciados, permanecendo durante 20 dias em média em cada um deles. Pode-se afirmar que o projeto atingiu o resultado esperado, tendo ofertado panoramas diferentes para o produto final obtido.

Quantitativo de Britagem

► 2015 2018 2017 2016

Solicitação de descarte

►Modelo de solicitação de descarte – CONSAB
►Condições para recebimento de resíduos inertes – CONSAB

Parecer técnico da CETESB

►Parecer-Técnico-Cetesb_Sto-Antonio-de-Posse
►Parecer-Técnico-Cetesb_Engenheiro-Coelho
►Parecer-Técnico-Cetesb_Cosmopolis
►Parecer-Técnico-Cetesb_Cordeiropolis
►Parecer-Técnico-Cetesb_Conchal
►Parecer-Técnico-Cetesb_Artur-Nogueira

Projeto de Britagem

►projeto britagem – equipe