Últimas Notícias

CONSAB obtém parecer técnico da CETESB para operar equipamentos em Cosmópolis

De 30/09/2019

O parecer concedido se refere à implantação de unidade móvel de Britagem de Resíduos da Construção Civil.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) concedeu autorização para que o Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (CONSAB) opere o equipamento móvel de Britagem de Resíduos Sólidos capaz de produzir cerca de 40 toneladas por hora de material que será reutilizado nas vias públicas de Cosmópolis pela Secretaria de Serviços Urbanos de Cosmópolis.

O CONSAB opera em área do município de Cosmópolis juntamente com o equipamento para triturar galhos de árvores e resíduos de poda recolhidos pelos caminhões das Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos. Os materiais resultantes desse processo são enviados para os agricultores locais que os utilizam no processo de compostagem, um conjunto de técnicas para estimular a decomposição de materiais orgânicos e tornar o solo mais rico em nutrientes minerais.

Na solicitação do parecer técnico, o CONSAB informou que as operações consistirão no recolhimento dos resíduos de construção civil na zona urbana de Cosmópolis; a estocagem e triagem dos resíduos; a trituração dos resíduos; a separação magnética dos resíduos metálicos; a classificação e separação em areia, brita, pedrisco, bica corrida e outros para posterior reuso; armazenamento temporário dos resíduos beneficiados e a utilização dos resíduos como agregados em pavimentação, produção de artefatos de concretos etc.

O equipamento móvel de britagem de resíduos de construção civil, será utilizado conjuntamente pelos municípios consorciados em esquema de rodízio e quando no município de Cosmópolis, ocupará área de 1.000 m² no Distrito Industrial. Na hipótese de alguma empresa se instalar na área, outro local será determinado para o funcionamento do equipamento e demais atividades do CONSAB.

O Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (CONSAB) é formado pelos municípios de Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Matão e Santo Antônio de Posse.