fbpx
Últimas Notícias

Iluminação Pública: Georreferenciamento e Etiquetamento são realizados

De 22/04/2016 janeiro 21st, 2019
O CONSAB, Consórcio de Saneamento Ambiental iniciou o trabalho de georreferenciamento e Etiquetamento dos pontos de iluminação pública (IP) compreendendo todos os municípios consorciados. Através de licitação pública, foi escolhida a empresa L.F. Baldez Cunha Souza Junior Engenharia Ltda. para a realização dos serviços, que foram iniciados pelo município de Conchal, e estão a pleno vapor. O contrato tem a duração de 6 meses e o total investido para os 7 municípios é de R$442.000,00.
O contrato prevê a prestação de serviços de Cadastramento e Georreferenciamento dos pontos de iluminação pública, praças, jardins e iluminação ornamental com coordenadas GPS, através de coletor portátil, tablet, no município de Jaguariúna e inventário com Etiquetamento de IP em postes de iluminação pública nos 7 municípios consorciados, com inserção das informações em software próprio do CONSAB, contendo tipo de braço, luminária, poste, tipo de potência das lâmpadas e largura das ruas.
Conforme afirmou o Presidente do CONSAB, Pedro Franco de Oliveira – prefeito de Engenheiro Coelho, “o Etiquetamento dos postes e o seu georreferenciamento, compõem uma etapa do processo de transferência de manutenção da iluminação pública que foi transferida aos municípios brasileiros através de Lei Federal, e o CONSAB está antecipando a tarefa, sendo que seus municípios consorciados encontram-se à frente dos outros, atendendo, inclusive, à solicitação de inventário feito em atenção ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.”
Os números de IP dos municípios consorciados são: Conchal 3.249 pontos; Artur Nogueira 7.270 pontos; Holambra 3.244 pontos, Cordeirópolis 3.858 pontos, Cosmópolis 6.980 pontos; Engenheiro Coelho 2.542 pontos e Jaguariúna 10.010 pontos. Total Geral 37.153 pontos.
O vice-presidente do CONSAB Valdeci Aparecido Lourenço – Prefeito de Conchal, acompanhou os trabalhos de instalação das etiquetas identificadoras nos postes e salientou que “com esse trabalho ficará muito mais eficiente o serviço de manutenção dos pontos de iluminação, uma vez que o munícipe informará o número constante no poste, e imediatamente será identificado o local onde está ocorrendo o defeito, facilitando e agilizando a operação dos reparos.”
O coordenador geral do CONSAB, Dimas Starnini, afirmou que “mais uma etapa do nosso trabalho que consiste na manutenção da iluminação pública está sendo vencida, colocando os municípios consorciados à frente das exigências previstas na Lei Federal que transfere a manutenção da iluminação a todos os municípios do país. Outras etapas estão previstas para os próximos meses, e estamos acompanhando seus prazos e exigências, estabelecidos pela ANEEL, e estamos constantemente fazendo a interlocução com as concessionárias Elektro, CPFL, CPFL Jaguari e CEMIRIM.”